Você olha para a Juliana Paes, Jennifer Lopez e Adriane Galisteu e se pergunta: como elas conseguem estar sempre bronzeadas e lindas, faça chuva ou faça sol? Simples, amiga: elas adoram uma maquiagem bronzeadora. Para quem não tem tempo de tomar sol - ou não curte ficar exposta aos raios ultravioletas - usar cosméticos que dão uma corzinha é uma boa solução. E está na moda. Mas especialistas recomendam: nada de excessos, caso contrário o efeito pode ser desastroso.

Não é preciso ter milhões de produtos na nécessaire para ficar da cor do pecado. O maquiador da Dermage, Dennis Proença, dá uma dica simples: em vez de aplicar o pó bronzeador no rosto todo, use uma base que tenha um tom acima do da sua pele. "Ela dará uma corzinha mais natural e homogênea", diz. Agora, se o negócio é causar, capriche nos bronzants, pós com partículas iluminadoras, blushes terracota. Os preços vão de R$ 20 a R$ 200 e têm para todos os gostos, de marcas nacionais e estrangeiras.

Dennis explica que o primeiro cuidado ao usar o pó bronzeador é retirar o excesso do pincel. Aplique em movimentos circulares e vá adicionando produto aos poucos. Recomenda-se que o item seja utilizado somente nas partes que, normalmente, tomam mais sol: maçãs do rosto, nariz, queixo e colo (se a roupa deixá-lo à mostra). Para o maquiador, o pescoço não precisa ser incluído, já que, naturalmente, não fica bronzeado com facilidade.

Quem tem a pele muito clara e não costuma se bronzear deve evitar o pó bronzeador e substituí-lo por um blush rosado. "O efeito do pó pode ficar artificial", alerta o profissional da Dermage. Atuando como maquiador do Walter's Coiffeur, no Rio, há cinco anos, André Luis Pio revela que as grandes novidades nesse segmento são o pó da Guerlain e o blush da Lancôme. Quando perguntado se o blush pode ser usado junto com o pó bronzant, ele é enfático: "Fica over". Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, concorda: "Um pó bem distribuído no rosto dispensa o uso do blush".

Mas como em maquiagem há sempre vários pontos de vista, há quem goste de combinar os dois itens. "Aplicar levemente um blush rosado nas maçãs do rosto sobre o pó bronzeador é uma ótima pedida para deixar o look mais natural. E fica lindo. Mas é preciso muito cuidado para não exagerar em nenhum dos dois produtos. Antes de sair de casa, olhe no espelho e veja se o que mais chama atenção no seu rosto são as bochechas. Se a resposta for positiva, retire o excesso com um pincel bem limpo ou mesmo com as mãos", ensina Dennis, da Dermage.

0 comentários: