Vamos combinar: existe algo mais temperamental do que nossas madeixas? Ora estão lindas e macias, ora secas e sem graça. As causas desse temperamento capilar são várias: desde alimentação incorreta até oscilações no ciclo hormonal, passando ainda por excesso de química. Mas, graças aos avanços dos produtos capilares, é possível transformar um cabelo caidinho e sem brilho em uma cabeleira deslumbrante. E o que é melhor: em apenas um dia!



23h Sono da beleza
O processo para recuperar seus fios deve começar à noite. É isso mesmo, aproveite suas horas de sono para tratar das melenas com o Octogenist, da Kérastase, um produto específico para hidratação noturna que deve ser espalhado no cabelo (somente comprimento e pontas) antes de dormir. A sua aplicação é parecida com a de um leave-in, a diferença é que ele vai repor os nutrientes perdidos do interior das fibras capilares ao longo das suas oito horas de ação. Ao acordar pela manhã, não há necessidade de lavar o cabelo. Esse produto pode ser encontrado em diversos salões de beleza e custa cerca de R$ 100.

8h30 Escova
Após uma gostosa noite de sono reparador, confira como seus fios estarão muito mais sedosos, hidratados e praticamente sem nós! Em seguida, penteie bem o cabelo com uma escova de cerdas naturais e largas para deixá-lo soltinho. De acordo com o cabeleireiro Jeferson Ribeiro, do salão Jacques Janine Augusta (SP), a boa escovação leva a oleosidade natural da raiz até as pontas, que costumam não receber o óleo necessário e se torna mais seca do que o restante das fibras. Ou seja, ao escovar o cabelo, você também ajuda a manter a sua hidratação natural.

10h Realce a cor
Depois de tomar seu café-da-manhã, ler as notícias do dia e resolver assuntos pendentes, tire o restante do dia para cuidar única e exclusivamente das suas madeixas. A primeira coisa a fazer é lançar mão de um tonalizante para potencializar a cor natural dos fios e deixá-los ainda mais brilhantes. Esse produto pode ser encontrado em qualquer farmácia e existem inúmeras tonalidades à disposição. Escolha aquela que esteja bem próxima da sua nuance atual para que o resultado fique natural. A aplicação é ultrafácil, basta espalhar o produto sobre os fios, aguardar 25 minutos e enxaguar o cabelo.

11h Limpe a área
Depois de tonalizar os fios, pode lavar o cabelo como de costume. "A boa lavagem começa na escolha de xampu e condicionador específicos para seu cabelo. Dessa maneira, os produtos terão mais efeito nos fios e vão valorizar suas madeixas. Após passar o xampu duas vezes, massageie bem o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea da região. Depois, espalhe o condicionador, mas preste atenção para não restar resíduos após o enxágüe a fim de não deixá-los opacos, pesados e oleosos", ensina o hairstylist Paulo Persil, do salão RW Persil (SP).

11h30 Capriche no trato
Feita a lavagem correta, é chegada a hora de acabar com o ressecamento com a ajuda das ampolas capilares, que são de fácil aplicação e hidratam intensamente os fios. Anote a maneira de usá-las: sob os fios limpos e ainda molhados, espalhe o conteúdo do frasco no comprimento e pontas. Massageie bem para garantir a penetração por igual dos princípios ativos. Aguarde pelo tempo indicado na embalagem do produto (geralmente, 15 minutos) e enxágüe bem.

12h30 Tempo de espera
Ok, você já tonalizou, lavou e hidratou o cabelo. O que mais tem para ser feito? Muito, oras bolas! Por isso, mãos à obra e vamos continuar o processo de recuperação dos fios. Aproveite que você tirou o dia para cuidar da cabeleira para deixá-la secar naturalmente - sem nenhum sopro sequer do ar quente do secador. Desembarece bem os fios com a ajuda de um pente e deixe-os soltos. Aproveite que é hora do almoço e acabe com a fome com um belo prato de salada e filé de frango grelhado.

14h30 Pura enrolação
Com certeza, o seu cabelo já estará praticamente seco. Mas aproveite que ainda há uma leve umidade para começar a modelar os fios de maneira bem fácil. Para isso, penteie bem o cabelo, espalhe um pouco de mousse e faça um coque bem apertado. Deixe assim por duas horas. Aproveite o tempo para descansar um pouco, ler um livro, arrumar o armário dos produtos de beleza...

16h30 Só no arremate
Já com os fios completamente secos, solte o coque. Você irá notar que o cabelo terá uma leve ondulação em toda sua extensão. Para realçar ainda mais essa característica (que está super na moda, por sinal), separe mechas com três dedos de largura ao redor da cabeça - mas só da camada superficial, e enrole cada uma delas no cilindro largo do baby-liss. Ao final, ajeite as madeixas com os próprios dedos para não desfazer as ondas.

18h Faça fita
Para deixar o seu visual mais charmoso e destacar seus fios bem tratados (afinal, depois de tanto esforço para livrar seu cabelo das mazelas sofridas, nada melhor do que exibir o feito por aí), faça um penteado com a ajuda de uma fita de cetim. Aprenda: com os próprios dedos, penteie todo o cabelo para trás, sem fazer risca. Amarre a fita (o ideal é que ela tenha quatro centímetros de largura) ao redor da cabeça e dê um laço em uma das laterais. Se quiser, pode deixar esse lacinho escondido na parte de trás, perto da nuca.

19h Hora de sair
Linda e com o cabelo penteado, borrife uma camada de spray fixador sobre as madeixas. Assim, você poderá ir jantar fora sem correr o risco dos fios desmancharem ao longo da noite. Antes de sair, mais um cuidado básico - borrife spray de brilho para garantir luminosidade extra

23h Chave de ouro
Você saiu para jantar, se divertiu à beça e ... voltou para casa com o cabelo cheirando fumaça de cigarro! Se você pensa que a única solução é entrar debaixo do chuveiro para se livrar desse odor desagradável, está enganadíssima. Lance mão dos xampus à seco, que devem ser aplicados nos fios extremamente - secos pois e exterminam o cheiro de cigarro, poluição e outros perfumes que se impregnam nas fibras capilares. E para finalizar as suas 24 horas cuidando dos fios, não se esqueça de aplicar novamente o hidratante capilar noturno antes de dormir.

0 comentários: